Como fazer um Currículo: Dicas

Sabemos que muitas pessoas, principalmente aquelas pouco experientes, tem dúvidas sobre como fazer um currículo corretamente. Como as empresas estão cada vez mais exigentes, é natural que busquem candidatos com um bom cartão de visitas, ou seja, com um bom currículo. Pensando nisso, hoje criamos um post especial com dicas de como fazer um currículo incrível e conquistar o emprego que você merece.

1

Como fazer um Currículo

Como fazer um Currículo: Informações Importantes

Se você vive se perguntando como fazer um currículo e não fazer feio na hora da entrevista, a primeira coisa que deve conhecer são as informações importantes que devem estar presentes em seu currículo. Confira-as a seguir.

As primeiras informações de seu currículo devem ser aquelas mais importantes, ou seja, seu nome completo, seu endereço completo, seus telefones para contato (se tiver mais de um, ótimo) e seu e-mail.

Em seguida, é hora de informar sua formação acadêmica. Os cursos mais recentes devem sempre vir primeiro, assim, essa listagem deve ser criada em ordem decrescente. Procure sempre informar se o curso em questão já foi concluído ou se está em andamento. Insira também a data de início e a data de término do mesmo.

Se você possui conhecimentos específicos que mereçam destaque e possam ser relevantes e de interesse para a empresa, pode inseri-los aqui. Procure ser objetivo. Mesmo que você tenha muitos conhecimentos, insira somente os mais importantes. O restante pode ser dito pessoalmente ao recrutador no momento da entrevista.

2

Conhecimento e proficiência em outros idiomas que não o português podem ser citados aqui. Lembre-se de colocar seu nível de conhecimento, como básico, intermediário ou avançado.
Suas experiências profissionais devem ser inseridas logo em seguida. Elas também devem vir em ordem decrescente (as mais recentes primeiro) e devem acompanhar o nome da empresa, o seu cargo, o período trabalhado e as principais atividades exercidas.

Trabalhos voluntários e quaisquer atividades extra que sejam relevantes podem ser citados aqui.

Por fim, cite os cursos extracurriculares que estejam relacionados à vaga que você almeja.

Como fazer um Currículo: Erros Mais Comuns

Se você quer saber como fazer um currículo bom, também deve conhecer os erros mais comuns para que você não cometa-os também. Confira quais são na listagem a seguir.

3

  • Pretensão salarial nunca deve ser informada no currículo (a menos que ela seja exigida pela empresa em questão);
  • Nunca coloque o motivo de saída de empregos anteriores. Isso poderá ser perguntado pelo recrutador e não deverá estar no papel;
  • Não coloque data;
  • Não assine;
  • Não coloque nenhum tipo de título como Currículo, Curriculum ou CV: isso não é uma redação e o recrutador, evidentemente, sabe que aquilo é um currículo;
  • Não insira nenhuma identificação pessoal como número do CPF ou do RG;
  • Não coloque os nomes dos pais, da esposa/esposo ou dos filhos, nem tampouco a quantidade de filhos (se você os tiver);
  • Não coloque nenhum tipo de informação negativa: caso você não saiba falar inglês, por exemplo, é melhor não escrever nada do que escrever “Conhecimento em inglês: nenhum”.
Como fazer um Currículo: Dicas
1 votes. Average: 3 out of 5
titulo currículo

4 COMENTÁRIOS - ADICIONAR COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO::::