Saiba Quais São os Benefícios Opcionais e Obrigatórios ao Trabalhador

A CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, sancionada em 1943, é quem rege as leias trabalhistas no Brasil. O documento foi elaborado com uma reunião de diversas leis referentes à contratação de mão de obra no Brasil. Garante ao funcionário com carteira assinada direitos e também deveres. Todos os benefícios do trabalhador estão designados na CLT.

Benefícios obrigatórios ao trabalhador

Ao trabalhar com carteira assinada o empregador possui como obrigação fornecer alguns benefícios ao trabalhador. Os que são obrigatórios são:

Vale Transporte – corresponde ao valor de transporte de ida e vinda de sua residência até o local de trabalho. Pode ser pago em vales, auxílio combustível ou dinheiro, o que for melhor para a empresa e o trabalhador. O empregador pode descontar até 6% do salário.

saiba-quais-sao-os-beneficios-opcionais-e-obrigatorios-ao-trabalhador-2

Ao contrário do que algumas firmas informam, não há limite de deslocamento. Segundo a lei se o trabalhador necessita de três passagens de ônibus, deve ser pago, Mesmo sendo o custo superior ao desconto no salário.

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Todos os meses é descontado do salário do empregado 8% para colocar em uma conta sem acesso até a demissão, quando poderá ser sacado.

Férias – a cada 1 ano o trabalhador deve ter direito a 30 dias de férias remuneradas. O salário das férias recebe 1/3 a mais do valor recebido mensalmente.

Décimo terceiro salário – também conhecido como gratificação natalina, o 13º salário é uma bonificação paga ao final do ano a todos os trabalhadores com carteira assinada.

Benefícios opcionais ao trabalhador

Algumas empresas fornecem a seus funcionários benefícios extras e muito gratificantes, mas que não são obrigatórios. Por que? Para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, o que ajuda também a manter a produção. Como agradecimento pelo bom trabalho e outros fatores motivadores.saiba-quais-sao-os-beneficios-opcionais-e-obrigatorios-ao-trabalhador-3

São benefícios opcionais ao empregador dar ao funcionário:

Plano de saúde – não é obrigatório por lei mas ajuda muito aos trabalhadores. Caso forneça a empresa pode descontar apenas um pequeno percentual a ser acordado entre ambas as partes. Muitas empresas trabalham com co participação: paga-se apenas um percentual do que for consumido em consultas e exames.

Vale refeição e alimentação – muitos pensam ser obrigatório mas é uma cortesia da empresa. O desconto pode ser de até 20% do salário e deve ser acordado entre ambas as partes. Vale refeição é para uso em restaurantes e alimentação para cesta básica em supermercados e padarias.

O valor correspondente ao vale refeição pode ser entregue em dinheiro ou via cartão, um dos mais comuns. Um bom exemplo é o Sodexo, com funcionamento semelhante a um cartão de crédito. Com o uso o funcionário pode Consultar Saldo Sodexo e acompanhar seus gastos. A empresa deve recarregar o cartão todos os meses.

Bolsa de estudos – quem não pode contar com faculdade particular pode receber como benefício da empresa bolsa de estudos. A ideia é: um funcionário bem preparado é muito mais produtivo e bom para a empresa. Também sai mais barato que contratar outro e testar, podendo capacitar os já existentes.

Auxílio creche – ajuda de custos de forma livre para a empresa regular. No geral limita a pais e mães de crianças com até cinco anos para custear mensalidade escolar ou creche. Pode ser mais ou menos que isso e não pode ser descontado em folha.

E o mais importante: os descontos em folha de pagamento não podem ser superior a 30% do salário do funcionário. Somando todos, se ultrapassar este percentual a empresa pode ser levada à justiça e multada.

 

Saiba Quais São os Benefícios Opcionais e Obrigatórios ao Trabalhador
1 votes. Average: 1 out of 5
titulo currículo

FAÇA UM COMENTÁRIO::::